sexta-feira, 9 de julho de 2010

Just close your eyes...

Diabos.

Eu vejo pessoas fazendo as mais diversas coisas pensando no que vem pela frente. Olhar sempre longe, o futuro. Eu também faço isso. É até meio contraditório, algumas vezes, ver pessoas que acreditam em destino se preocuparem com o futuro. Afinal de contas, se está no seu destino, não interessa o que você quer ou o que você faz. VAI acontecer.

E no entanto, eu passei muito tempo da minha vida vivendo em apenas um tempo: o futuro. Era o futuro que me interessava, "quem eu serei e o que eu farei". O olhar fixo na distância, "existe glória na distância para todos aqueles que pagarem o preço".

Depois de algum tempo, pensei nos 3 tempos fundamentais de existência. Passado, presente e futuro. E comecei a valorizar os 3. Quem eu fui, quem eu sou e quem eu serei. Mire alto, sempre. O teu limite são os teus objetivos: se mirares o Sol, então é até lá que poderás tentar ir. Nosso futuro é construído pelas nossas mãos e blablabla...

Bobagem, pelo menos uma parte disso.

Afinal de contas, que são esses tempos? Formas de percepção? Não se pode perceber o passado pois ele não existe mais. Não se pode perceber o presente pois ele é tão efêmero que nossa capacidade jamais nos permitiria entendê-lo. Não se pode perceber o futuro pois ele ainda não existe (a menos que tu acredites em destino, mas daí não muda nada, porque a tua vida já tá determinada, mesmo).

Nenhum dos 3 tempos existe para nós. Nós não os percebemos. O passado são nossas memórias, e elas mudam e desaparecem. O presente passa tão rápido que não temos tempo de percebê-lo. O futuro são probabilidades, quase infinitas. Podemos tentar prevê-lo, mas não existe certeza onde existem chances. Não se pode confiar no futuro.

A melhor forma de viver não é manter os olhos onde a estrada termina.

É simplesmente fechar os malditos olhos, pressionar com toda a força a merda do acelerador, deixar o vento bater no capacete e seguir a porra da estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário